sábado, 12 de maio de 2012

Paternas Cantiones


Hoje, só hoje, entendo os dizeres dos distantes. Compreendo o montante de palavras que ouvi, mas não escutei. O tal do “tu ainda vais sentir falta”. “Falta de quê? De brigas? Só nos teus sonhos!”. Não acreditei, nem mesmo pensei. Não existia a possibilidade de pelo menos cogitar sobre a saudade, pois esta não existe sem distância – não propriamente a física, mas qualquer distância, mesmo a psicológica. Tu estavas presente demais, furando todos os meus espaços e compartilhando comigo qualquer resquício de ar. Não pude perceber. Não conhecia a vida sem esse repartimento do respirar.

Hoje, só hoje, sinto tua ausência. Entre os muitos quilômetros que nos separam, sinto falta do teu chegar ao fim da tarde e do teu dedilhar alto na madeira, avisando tua entrada, enquanto teu olhar fixo me encontrava e calava – não dizia nada, mas, ao mesmo tempo, dizia tudo. Sinto falta do teu parar no pé da minha porta, analisando sei lá o quê, mas sabia. Sinto falta do almoço barulhento com conversas sem sentido entre nós. Sinto, até mesmo, falta dos dias em que tu chegavas meio sem jeito me pedindo para pintar teu rosto, pois não conseguias, de jeito algum, entender como eu fazia tão bem aquilo, segundo teus gostos.

Hoje, só hoje, posso ver claramente o espaço vago que é teu, somente teu, e está vazio, aqui perto de mim, apesar de estar tão cheio psicologicamente, pois tu nunca me deixaste sozinha. Estiveste sempre presente, ainda que ausente. Ouvir tua voz nunca me foi tão necessário. Se for apenas isso que posso ter por agora, que seja! E que tua voz me seja suficiente no dia a dia, que ela me abrace e me acompanhe no lugar do teu abraço que me foge. Que nossos diálogos diários se convertam em calor teu, em companhia física tua. E assim será.

Agora, só agora, encontro-me entre muitas lágrimas recordando muitos momentos vividos contigo. Não foi um tempo, muito tempo, uma vida... Foi apenas a minha vida toda, claro. Tu és tão parte de mim quanto eu mesma. Como te disse uma vez, “Filii canunt paternas cantiones”. Fruto de ti, canto apenas aquilo que me ensinaste. Não sou além do que o que tu me fizeste, afora algumas adaptações de um ser independente.  Sou um pouco tu, um pouco eu, um pouco nós. Não sou fruto do amor entre um homem e uma mulher, mas fruto de um amor entre duas mulheres – nós duas.

Então termino aqui, convertendo saudade em caracteres, transformando amor numa simples carta on-line, que é me possível agora. E sobre a vida, que me impede de te encontrar e desejar o melhor dia das mães de todos, sou agradecida. Agradeço a ela, por me ter presenteado a que mais me faz feliz. Eu não te trocaria por nada neste mundo! Tu és a melhor coisa que possuo. Obrigada por ter me dado existência, pois graças a ela te tenho, te vivo. Tu és tudo, simplesmente tudo. Há tanto amor aqui, em mim, que não estou mais me cabendo. É tudo teu. 

3 comentários:

  1. Amei o texto, as palavras combinaram fazendo tudo ficar lindo.
    Me encontrei em partes diferentes em diferentes situações.
    Não tem amor mais bonito que amor de mãe, não tem.

    Parabéns pelo blog, vou ser leitora assídua. :)

    ResponderExcluir
  2. Catarina, sei o que nos torna igual e tenho certeza disso. Não somos chegadas ao comum, a clichês, a mesmice. Não somos muito ligadas a datas e nem chegadas a declarações ( acho até que é coisa de virginiano). Sinceramente, quando me emociono com algo é porque realmente fui tocada. Por isso quero que saiba que nunca, mas nunca mesmo, tinha visto, sei lá, lido, ouvido algo tão lindo, emocionante, perfeito!!!Obrigada! Fiquei emocionada. Lindo mesmo!
    Josélia Fonseca

    ResponderExcluir

Leia mais em : http://anjodosblogss.blogspot.com/2011/01/como-bloquear-o-copiar-colar-no-blog.html#ixzz1uiJkywxX Leia mais em : http://anjodosblogss.blogspot.com/2011/01/como-bloquear-o-copiar-colar-no-blog.html#ixzz1uiJkywxX